quinta-feira, 4 de agosto de 2011

UJS e PCdoB se reúnem para fortalecer o movimento juvenil


No último sábado, 30/7, a União da Juventude Socialista (UJS /SE) esteve reunida com a vereadora Karla Trindade (PCdoB) e com o presidente do PCdoB na capital sergipana, Hallison de Sousa. Realizada no Hotel Jatobá em Aracaju, a reunião contou com a presença de veteranos e recém filiados à UJS, além de jovens que não participam da entidade. O objetivo foi integrar e fortalecer o movimento juvenil em todo o Estado.

O clima do encontro foi de comemoração pela excelente participação da delegação sergipana no Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) realizado entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia. “A UJS representou cerca de 70% da delegação de Sergipe com 44 representantes. Nossa participação foi ativa e se destacou na luta pelos 10% do PIB e dos 50% do Fundo Social do Pré-sal para a Educação”, afirmou o presidente da UJS/SE, Bruno Henrique Rezende. De acordo com ele, a militância se fortaleceu com o congresso e voltou com sede de mudanças.

Durante a reunião, Hallison de Sousa - que também foi militante da UJS e hoje dirigi o PCdoB em Aracaju  - fez uma retrospectiva histórica sobre o papel da juventude nos rumos da sociedade. Ele destacou a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002, como um marco para o reconhecimento da juventude como protagonista da história do Brasil. “Aqui em Sergipe com a chegada de Marcelo Déda ao Governo do Estado e Edvaldo à Prefeitura de Aracaju, temos muito que comemorar, pois ganhamos a oportunidade de colocar em prática os nossos ideiais que, para muitos, não passavam de um sonho distante dos jovens da época”, afirmou Hallison.
Sonhos realizados

A vereadora Karla Trindade fez um balanço do mandato no primeiro semestre deste ano, destacando a criação da Semana Municipal do Hip-Hop e a proposta de emenda que insere o termo ‘juventude’ na Lei Orgânica do Município. A primeira proposta valoriza o movimento de jovens da periferia e a outra reconhece a juventude como alvo de políticas públicas específicas em Aracaju.

“O papel da juventude é fundamental para a construção de um país mais justo e fraterno. Foi uma honra para mim ter sido presidente da UJS e ter participado de conquistas importantes como a do passe escolar aos domingos e feriados. O meu mandato é uma da maiores provas de que o sonho dos jovens é possível, sim. A responsabilidade agora está com vocês de construir um novo amanhã e, para isso, podem contar comigo sempre”, ressaltou a vereadora.

Ao final do encontro, o diretor da UNE/SE Thiago Dhatt ressaltou que é fundamental a colaboração de todos no movimento . “Cada um de vocês precisa se conscientizar do papel que pode desempenhar e se responsabilizar por isso. Precisamos atuar de forma cada vez mais organizada para que nossas lutas sejam bem sucedidas”, afimou Thiago. Para isso, ele colaborou na definição de um calendário de reuniões nas universidades de Sergipe para os próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário