terça-feira, 13 de março de 2012

Entidades se mobilizam em apoio à licitação do transporte público


“Vivenciamos aqui um dia histórico. O lançamento desse comitê é um passo importante para a construção de um novo sistema de transporte público na capital sergipana, voltado para o atendimento de qualidade, com respeito e dignidade ao povo aracajuano. A mobilização social é de fundamental importância para que se concretize um processo de licitação de forma democrática e transparente com a participação da sociedade”, ressalta a vereadora.

Karla destaca que o congelamento da passagem em R$ 2,25 e a redução do Imposto Sobre os Serviços (ISS) de 5% para 2% foram atitudes corajosas do prefeito Edvaldo Nogueira. Essa redução da alíquota do ISS incide sobre os serviços públicos de transporte – operados exclusivamente por ônibus – mediante concessão outorgada pelo Poder Público Municipal de Aracaju. Na visão do prefeito Edvaldo, a redução de alíquota terá um efeito importante para a eficiência do processo de licitação para a concessão do transporte coletivo da cidade.

Para o jornalista George Washington, secretário de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a licitação deve possibilitar a elaboração de parâmetros que exijam qualidade e pontualidade dos serviços, além de ampliar a discussão da tarifa do transporte para que não fique restrita entre as empresas e a Prefeitura. “A CUT, assim como outras entidades, já vinha cobrando a licitação, pois entendemos que as melhorias no segmento passam por esse processo”, destaca.

“Esperamos que a partir de agora, os diferentes segmentos sociais tenham uma participação mais efetiva nos rumos do transporte da nossa capital. E toda essa mobilização vai contribuir para a organização do Conselho Municipal de Transporte, como parte de um debate mais amplo e urgente que é o da mobilidade urbana”, afirma José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Apoio dos Estudantes

Bruno Henrique Rezende, presidente da União da Juventude Socialista (UJS/SE), ressalta que o ato representa um apoio e, ao mesmo tempo, a cobrança pelo fortalecimento do transporte na cidade e, principalmente, para garantir que a licitação aconteça. “Infelizmente, alguns setores do empresariado devem oferecer resistência sobre licitação. Mas com essa união de forças será possível pressionar e colaborar para a construção de um sistema que ofereça serviços de qualidade”, considera.

Para Bruener Zalkowitsch, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS), a licitação é um dos eixos do Plano Nacional de Mobilidade Urbana que busca integrar todos os meios de transporte para que se promova o desenvolvimento urbano. “O DCE apóia esse ato e se coloca a disposição desse movimento que trará melhorias na qualidade de vida dos estudantes e de toda a população que depende do ônibus para se deslocar”, ressalta.

Bruener lembra que o transporte público de qualidade somado a um modelo mais adequada para os habitantes andar a pé ou de bicicleta são algumas saídas para o trânsito cada vez mais caótico que congestiona toda cidade. Na mesma linha, Aby Custódio , presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), reforça que a licitação é um dos primeiros passos para um transporte mais digno. “Congelar a tarifa e cobrar um serviço de qualidade é uma conquista histórica para a cidade de Aracaju. Mas ainda há muito a ser feito e é por isso que nós estamos aqui, através dessa iniciativa ousada da vereadora Karla Trindade”, afirma Custódio.

Sonho Possível

O desejo de transformar, a partir da articulação organizada e pautada no conhecimento de quem usa o transporte coletivo no dia a dia, foi constante no ato de lançamento do comitê. “Temos que acreditar que cada um de nós tem o poder de mudar a realidade. Não precisamos esperar por ninguém para construir um futuro melhor para nossos filhos em uma cidade que garanta o nosso direito de ir e vir com dignidade”, destaca Rinaldo Virgínio dos Santos, vice-presidente da Federação Municipal das Entidades Comunitárias de Aracaju.

Nos ínumeros pronunciamentos, a iniciativa da vereadora Karla foi aplaudida pela ousadia e capacidade de mobilização. “A luta por melhorias na qualidade do transporte público me acompanha desde os tempos em que militava no movimento estudantil. Fico muito feliz em ver mais um sonho se tornar realidade com a ajuda de todos vocês. Agradeço a presença de cada um aqui hoje e vamos em frente, pois isso é apenas o começo da luta”, destaca Karla.

Ao encerrar o ato, a vereadora convocou uma nova reunião para a próxima quinta-feira, 15/3, para elaboração e formalização de uma pauta com as principais reivindicações e sugestões do comitê. O encontro acontece a partir das 18 horas no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe. A pauta será apresentada na Audiência Pública do Comitê de Licitação, marcada para as 14 horas da próxima segunda-feira, 19/3, no auditório do Banese.

Participaram do ato representantes da UFS, FASE e Unit, UJS, UNE, USES, UBES, JSB, Associação Socorrense dos Estudantes Secundaristas, coordenadorias municipais da Juventude e das Mulheres, Nação Hip Hop Brasil, Unegro, Conselho Regional de Enfermagem, FETAJU, FECOMSE, CUT, CTB, além dos sindicatos dos Bancários e dos Comerciários.

Juventude agradece congelamento da tarifa







No final da tarde desta terça-feira, dia 6, representantes da juventude sergipana se reuniram no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos com o prefeito Edvaldo Nogueira. Membros da União Nacional dos Estudantes, da União da Juventude Socialista, dos Centros Acadêmicos e Diretórios dos Estudantes das Universidades de Aracaju e jovens filiados aos mais variados partidos políticos foram agradecer o chefe do executivo municipal por ter congelado a tarifa do transporte público coletivo.

Durante o encontro, o prefeito explicou que tomou a decisão depois de três meses de estudos técnicos que apontaram: as empresas do transporte coletivo estavam equilibradas financeiramente e poderiam suportar bem o congelamento. O prefeito também lembrou aos jovens que sua preocupação era justamente com a juventude, com os estudantes e os trabalhadores, “justamente os mais penalizados com os reajustes da tarifa”, declarou Edvaldo.

O prefeito lembrou que sempre lutou para manter seu compromisso histórico com os interesses do povo e que, ao longo da sua gestão, sempre concedeu aumento bem abaixo do valor da inflação. “Também é bom lembrar que reajustes sempre foram concedidos bem abaixo dos valores solicitados pelos empresários. Nunca chegamos nem a igualar”, disse o prefeito, pedindo aos estudantes que lutem em prol da licitação do transporte público municipal, uma das soluções definitivas para a melhoria do serviço na capital Sergipana.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Faculdade de Sergipe (Fase), Felipe de Faria Barbosa, agradeceu o congelamento da tarifa e falou sobre a boa surpresa recebida.”Foi uma tranquilidade muito grande ouvir que o valor da passagem seria congelado. Essa era uma das reivindicações dos DCEs da Facar, da Estácio e da UFS e ficamos felizes porque o prefeito Edvaldo Nogueira entendeu que um aumento iria mexer muito com o orçamento familiar, não só dos estudantes, mas de toda família Aracajunana”, disse.

Para Francisco Mendonça, Presidente do Centro Acadêmico de Direito da Universidade Tiradentes (Unit), o prefeito de Aracaju foi feliz em sua decisão que irá beneficiar diretamente os milhares de estudantes não só de Aracaju, mas de todos os municípios beneficiados com a integração. “A gente recebeu a notícia de maneira muito feliz porque apesar de não parecer, na Unit, grande parte dos alunos são de baixa renda e dependem do transporte coletivo para chegar até a aula. Pra gente essa foi uma grande vitória, o estudante vai poder manter as finanças equilibradas. Isso deixou a gente muito feliz”, declarou.

O presidente do DCE da UFS, Bruener Zalkowitsch, também foi parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira por não ter concedido aumento no preço da passagem de ônibus. Ele disse ainda que qualquer reajuste iria pesar no orçamento, dificultando a vida dos que dependem do transporte público para estudar. “Para os estudantes foi uma notícia muito boa, porque contempla as nossas necessidades. Uma grande vitória para a população que utiliza o transporte diariamente, assim como para dos estudantes que dependem do transporte público coletivo”, destacou Bruener.


Interesses do povo

Já a presidente da Juventude Socialista do Brasil, Niully Nayara Campos, disse que o não reajuste é uma grande vitória para o povo de Aracaju. Ela colocou a juventude socialista à disposição para auxiliar a prefeitura nos projetos que possam beneficiar a juventude e a sociedade em geral. “Vim aqui hoje para agradecer, oferecer o apoio da juventude do PSB e dizer que somos parceiros. Fico muito feliz de participar desse momento, comemorando essa grande vitória do povo Aracajuano, da juventude, da nossa galera”.

Niully também parabenizou o prefeito pelo apoio incondicional prestado à juventude e por governar com o olhar voltado para os que mais necessitam. “Sei que é muito difícil para nós, que fazemos parte de um bloco socialista, governar num país capitalista em que o gestor precisa ter inteligência emocional para conseguir equacionar os interesses daqueles que fazem a máquina da economia girar, num interesse maior que é o bem geral da população. Eu quero parabenizar o prefeito Edvaldo Nogueira por esse gesto e por essa grande conquista que é uma vitória para o povo de Aracaju, dos trabalhadores e da estudantada”, declarou a presidente.

Melhorias

Durante o bate-papo com o prefeito, Sérgio Alves, secretário da juventude do PT em Sergipe, relembrou os momentos em que andava de ônibus antes das melhorias promovidas pela atual gestão. “Tem muita gente que não se lembra, mas há dez, doze anos atrás, era um martírio muito grande andar de ônibus em Aracaju. Hoje as coisas melhoraram sensivelmente”, frisou.

A vereadora Karla Trindade, também presente ao encontro, destacou que o governo Edvaldo Nogueira devolveu à juventude e ao povo de Aracaju o direito de sonhar. “O que está se fazendo hoje na cidade de Aracaju é um orgulho para todos os que vivem aqui. Temos uma gestão que está legislando em prol dos interesses do povo, do que mais precisam, e está aí uma prova, que é o congelamento da passagem”, destacou Karla, dizendo que a atitude é uma mostra clara de que lado está o prefeito de Aracaju.