terça-feira, 13 de março de 2012

Entidades se mobilizam em apoio à licitação do transporte público


“Vivenciamos aqui um dia histórico. O lançamento desse comitê é um passo importante para a construção de um novo sistema de transporte público na capital sergipana, voltado para o atendimento de qualidade, com respeito e dignidade ao povo aracajuano. A mobilização social é de fundamental importância para que se concretize um processo de licitação de forma democrática e transparente com a participação da sociedade”, ressalta a vereadora.

Karla destaca que o congelamento da passagem em R$ 2,25 e a redução do Imposto Sobre os Serviços (ISS) de 5% para 2% foram atitudes corajosas do prefeito Edvaldo Nogueira. Essa redução da alíquota do ISS incide sobre os serviços públicos de transporte – operados exclusivamente por ônibus – mediante concessão outorgada pelo Poder Público Municipal de Aracaju. Na visão do prefeito Edvaldo, a redução de alíquota terá um efeito importante para a eficiência do processo de licitação para a concessão do transporte coletivo da cidade.

Para o jornalista George Washington, secretário de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a licitação deve possibilitar a elaboração de parâmetros que exijam qualidade e pontualidade dos serviços, além de ampliar a discussão da tarifa do transporte para que não fique restrita entre as empresas e a Prefeitura. “A CUT, assim como outras entidades, já vinha cobrando a licitação, pois entendemos que as melhorias no segmento passam por esse processo”, destaca.

“Esperamos que a partir de agora, os diferentes segmentos sociais tenham uma participação mais efetiva nos rumos do transporte da nossa capital. E toda essa mobilização vai contribuir para a organização do Conselho Municipal de Transporte, como parte de um debate mais amplo e urgente que é o da mobilidade urbana”, afirma José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

Apoio dos Estudantes

Bruno Henrique Rezende, presidente da União da Juventude Socialista (UJS/SE), ressalta que o ato representa um apoio e, ao mesmo tempo, a cobrança pelo fortalecimento do transporte na cidade e, principalmente, para garantir que a licitação aconteça. “Infelizmente, alguns setores do empresariado devem oferecer resistência sobre licitação. Mas com essa união de forças será possível pressionar e colaborar para a construção de um sistema que ofereça serviços de qualidade”, considera.

Para Bruener Zalkowitsch, presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (DCE/UFS), a licitação é um dos eixos do Plano Nacional de Mobilidade Urbana que busca integrar todos os meios de transporte para que se promova o desenvolvimento urbano. “O DCE apóia esse ato e se coloca a disposição desse movimento que trará melhorias na qualidade de vida dos estudantes e de toda a população que depende do ônibus para se deslocar”, ressalta.

Bruener lembra que o transporte público de qualidade somado a um modelo mais adequada para os habitantes andar a pé ou de bicicleta são algumas saídas para o trânsito cada vez mais caótico que congestiona toda cidade. Na mesma linha, Aby Custódio , presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), reforça que a licitação é um dos primeiros passos para um transporte mais digno. “Congelar a tarifa e cobrar um serviço de qualidade é uma conquista histórica para a cidade de Aracaju. Mas ainda há muito a ser feito e é por isso que nós estamos aqui, através dessa iniciativa ousada da vereadora Karla Trindade”, afirma Custódio.

Sonho Possível

O desejo de transformar, a partir da articulação organizada e pautada no conhecimento de quem usa o transporte coletivo no dia a dia, foi constante no ato de lançamento do comitê. “Temos que acreditar que cada um de nós tem o poder de mudar a realidade. Não precisamos esperar por ninguém para construir um futuro melhor para nossos filhos em uma cidade que garanta o nosso direito de ir e vir com dignidade”, destaca Rinaldo Virgínio dos Santos, vice-presidente da Federação Municipal das Entidades Comunitárias de Aracaju.

Nos ínumeros pronunciamentos, a iniciativa da vereadora Karla foi aplaudida pela ousadia e capacidade de mobilização. “A luta por melhorias na qualidade do transporte público me acompanha desde os tempos em que militava no movimento estudantil. Fico muito feliz em ver mais um sonho se tornar realidade com a ajuda de todos vocês. Agradeço a presença de cada um aqui hoje e vamos em frente, pois isso é apenas o começo da luta”, destaca Karla.

Ao encerrar o ato, a vereadora convocou uma nova reunião para a próxima quinta-feira, 15/3, para elaboração e formalização de uma pauta com as principais reivindicações e sugestões do comitê. O encontro acontece a partir das 18 horas no auditório do Sindicato dos Bancários de Sergipe. A pauta será apresentada na Audiência Pública do Comitê de Licitação, marcada para as 14 horas da próxima segunda-feira, 19/3, no auditório do Banese.

Participaram do ato representantes da UFS, FASE e Unit, UJS, UNE, USES, UBES, JSB, Associação Socorrense dos Estudantes Secundaristas, coordenadorias municipais da Juventude e das Mulheres, Nação Hip Hop Brasil, Unegro, Conselho Regional de Enfermagem, FETAJU, FECOMSE, CUT, CTB, além dos sindicatos dos Bancários e dos Comerciários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário