sexta-feira, 4 de maio de 2012

Reunião de estudantes do Dom Luciano com o Secretário de Educação Belivaldo Chagas





Luta de gerações de estudantes do Colégio Dom Luciano





No dia 24/04/2012 o secretário de Educação do Estado de Sergipe recebeu uma comissão de estudantes do Colégio Dom Luciano e integrantes do Movimento Dom de Verdade.

Na ocasião, os estudantes levaram as pautas das necessidades do colégio. Para Carla Beatriz, estudante do 3° A1, "Mesmo o colégio passando por todas as dificuldades e pelo descaso público, obtemos um bom resultado no final do ano sendo o colégio que mais aprova nas universidades, devemos isso aos excelentes professores que temos lá." Para Nicolas Antunes, estudante do 2°G2 “ Nós, estudantes que sofremos com todo esse descaso, quadra caindo aos pedaços, quando chove não podemos praticar exercícios que não seja “polo aquático”. Não tem nenhuma maneira de tentar agilizar o processo em relação a escritura?” Para Vanessa Caroline, estudante do 3° C2 "O estado do colégio é deplorável, não há quem aguente o calor das salas de aula, os banheiros imundos, salas sem ventilador, o chão da quadra todo quebrado. Nas reuniões que tivemos ano passado com a Secretária Adjunta, ela falou que o Dom Luciano só não passava por reforma por que não tinha verba do governo federal, e essa verba veio, e o colégio não está na lista dos que vão ser reformados".

O então Secretário explicou que o motivo para o Dom Luciano não ter entrado na lista de escolas que serão reformadas, é justamente o problema que todos nós conhecemos, a falta da escritura. E disse que estava correndo na justiça para que esse problema seja resolvido.

Levamos todas as reinvindicações e fomos à voz de todos que estudam no Dom, como resposta, o Sec. Belivaldo Chagas autorizou uma obra na pequena monta "Vamos realizar um trabalho em pequena monta para manutenção dos banheiros, salas de aula e rede elétrica. Porém, infelizmente, ainda não podemos fazer uma reforma mais ampla na escola enquanto não tivermos a escritura do terreno, que foi doado ao Estado. Quando resolvermos isso, vamos buscar recursos junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uma reforma geral na escola", disse Belivaldo Chagas.

Ao sairmos da sala de reuniões, fomos pra outra sala com o Diretor da Engenharia da SEED - Mauricio Daniel, onde traçamos as prioridades para melhorias no colégio, em seguida fomos ao Dom Luciano, onde mostramos toda a escola para ele.


Lista de conquistas:


- Um transformador de energia quase 3x melhor do que o que temos hoje;
- 15 salas climatizadas (com ar condicionado);


- Troca das esquadrilhas (janelas das salas);
- Limpeza constante, reforma dos banheiros, e abertura dos que estão fechados;
- Instalação de pelo menos dois ventiladores por sala (nas salas que não forem climatizadas);

Contamos com todos para uma grande mobilização pela conscientização do Nosso Patrimônio, que essas conquistas sejam a primeira de muitas, e que essa geração, se sinta muito honrada, pois conseguimos o que todos que já estudaram no Dom tentaram.

Parabéns a todos que fazem parte do Movimento!

Por Vanessa Caroline, integrante do Movimento Dom de Verdade, e membro da direção estadual da UJS-Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário