quinta-feira, 24 de março de 2011

OCUPAÇÃO DA REITORIA DO IFS MARCA O INICIO DA JORNADA DE LUTAS EM SERGIPE.

Na última segunda, dia 21 de março, foi realizada a ocupação da reitoria do IFS (Instituto Federal de Sergipe), onde os estudantes reivindicaram a reabertura do Refeitório, do posto de recarga do Mais Aracaju na instituição alem das bandeiras nacionais, pela destinação de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação.

O Ato marcou o inicio da Jornada de Lutas da UNE e UBES no Estado, e contou com a participação de centenas de estudantes mobilizados que, à frente da Reitoria, gritavam palavras de ordem em defesa das pautas colocadas. Também participaram do ato professores e técnicos administrativos que também entendem a necessidade do cumprimento da lei que garante a reabertura do Refeitório, além de apoiar as nossas bandeiras nacionais.

Para Wilton Lemos, estudante do IFS: “desde o fechamento do refeitório, há anos atrás, tem se dificultado a permanência dos estudantes dentro da instituição, portanto surge a importância de mobilização dos diversos setores para realizar esforços que possa desencadear a reabertura do refeitório e assim cumprir a legislação.”

Durante o ato o Reitor do IFS Pof. Ailton recebeu alguns estudantes e se comprometeu em reabrir o refeitório, além de junto, defender a destinação dos 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a educação; ele também destacou a participação da juventude, e principalmente das entidades estudantis, nos momentos decisivos do país.

Segundo Tamara Lima, Diretora da UBES em SE: “O ato foi de grande importância, fomos recebidos pela reitoria, e houve um dialogo com a estudantada, garantimos uma primeira discussão sobre a vivência dos estudantes dentro do instituto. No momento entregamos assinaturas dos estudantes, que marcou como forma simbólica o manifesto em defesa das melhorias no IFS e pela defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.”

A jornada de lutas da UBES e da UNE segue com a programação, realizando debates e atos nas diversas escolas públicas do Estado.  A mobilização continua com o propósito da participação de cada estudante nas mudanças da educação publica e de qualidade. Nesta quinta, 24, será realizado ato no IFS campus de Lagarto, e na Terça, 29, Ato na UFS; além de na próxima semana ser realizada uma grande passeata nas ruas da capital sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário