quinta-feira, 26 de maio de 2011

Karla destaca atuação da prefeitura frente às consequências da chuva

Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quarta-feira (25/05), a vereadora Karla Trindade destacou as ações do Município frente às consequências da forte chuva que caiu ontem na capital sergipana e que causou transtornos em diversos pontos da cidade. De acordo com o Centro de Meteorologia do Estado, estava prevista a média de 50 a 80 mm de chuva para Aracaju nesta terça-feira (24/05), quando choveu o equivalente a 175 mm, mais da metade do previsto para todo o mês de maio, que foi de 320 mm. 


Karla ressaltou que o mau tempo, que também afetou outros municípios do estado, aliado à localização geográfica de Aracaju (abaixo do nível do mar) e à alta da maré agravaram as consequências da chuva na capital. Foram registrados vários pontos de alagamento, o trânsito foi interditado em ruas e avenidas de grande movimento e até mesmo o aeroporto Santa Maria foi fechado para pousos e decolagens. 


“Mesmo na adversidade, a ação preventiva da Prefeitura de Aracaju nas áreas da assistência social, limpeza urbana e obras públicas foi fundamental para evitar danos maiores. E no dia de ontem, a atuação foi no intuito de minorar os efeitos e prejuízos causados pela intensa chuva”, afirmou a vereadora. Ela destacou o papel social da construção do Bairro 17 de Março que “possibilitou a milhares de aracajuanos saírem de locais considerados de risco em situação de chuvas intensas, a exemplo do Morro do Avião, e que hoje residem em moradias dignas e seguras”.


Em seu discurso, reconheceu a importância da ação preventiva realizada nos últimos dias, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), que retirou mais de 700 famílias que moravam em condições precárias e em zona de risco no bairro Santa Maria, nas inavasões do Arrozal, Quirino, Marivan, Prainha e Água Fina. “Destas áreas, a maioria das famílias passou a receber auxílio-moradia e as demais foram encaminhadas para abrigos e casas alugadas pela prefeitura. Caso estas medidas não fossem tomadas, estaríamos tratando hoje de uma situação muito pior”, ressaltou.

Ação conjunta

Além da ação preventiva, a vereadora destacou a atuação conjunta dos órgãos municipais no enfrentamento às conseqüências da chuva desta terça-feira. Equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb) atuaram na execução de limpeza, reparos e desobstrução nas redes de drenagem da cidade. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) bloqueou ruas para reordenar o trânsito, enquanto a Guarda Municipal deu suporte às equipes que visitavam os bairros e áreas de risco. A Semasc e a Defesa Civil atuaram na retirada de famílias de áreas comprometidas, disponibilizando abrigos para os desalojados.

Ao final do discurso, Karla prestou solidariedade às famílias atingidas pela chuva que abalou a capital e parabenizou a atuação do Município. “Quero cumprimentar o prefeito Edvaldo Nogueira pelo trabalho desenvolvido para o enfrentamento de situações de crise como as de ontem, bem como, parabenizar o trabalho dos servidores que estiveram nas ruas de Aracaju para atuar e minimizar o impacto das fortes chuvas na vida dos aracajuanos”.



Da Assessoria da Vereadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário