quinta-feira, 16 de junho de 2011

Representante cubana visita Aracaju e integra debate na Câmara


Convidada pela vereadora Karla Trindade (PCdoB), a representante da embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira, visitou Aracaju e debateu com diversos representantes da sociedade sergipana a atual situação do seu país. 

A realidade de Cuba foi discutida no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com a presença da conselheira de assuntos econômicos e comercias da embaixada cubana, Maria Emilia Cabrera Vieira, na tarde da última quarta-feira, 15. Mediado pela vereadora Karla Trindade, o debate abordou vários aspectos sobre a ilha caribenha, destacando o papel da solidariedade entre os povos. Compareceram autoridades locais, estudantes e representantes do movimento sindical e social.


“A visita da representante da Embaixada de Cuba a Sergipe é um primeiro passo para que nosso estado possa estreitar relações e aprender com esse país que, apesar do embargo econômico imposto pelo governo norte-americano há mais de 50 anos, encontrou caminhos para se desenvolver em áreas estratégicas como a saúde e a educação que são fundamentais para assegurar a dignidade de um povo”, afirmou a vereadora Karla que fez questão de ressaltar a participação da juventude na articulação do debate. A Iniciativa do mandato da vereadora Karla Trindade contou com a parceria do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz),Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e da União da Juventude Socialista (UJS).

Durante o debate, Maria Emilia apresentou alguns dados do desenvolvimento cubano, com destaque para educação e para presença feminina na vida social e política do país. Na educação, 99,7% das crianças, entre 6 e 11 anos de idade, estão matriculadas no ensino primário, 100% do público com necessidades especiais freqüenta a escola e 70% dos jovens, entre 18 e 23 anos, está no ensino superior. Com relação às mulheres, são maioria no mercado de trabalho com 65% de representatividade, 53, 3 % nas atividades científicas e tecnológicas, além de representarem 43% do Parlamento.

Maria Emilia Cabrera Vieira
 “É motivo de grande satisfação estar aqui compartilhando um pouquinho do nosso país que é considerado um gigante na luta anti-imperialista. A população cubana já se acostumou a trabalhar, a lutar e a vencer com esse bloqueio. Fomos capazes de fazer o impossível: defender e construir um socialismo a apenas 90 milhas do Estados Unidos”, ressaltou Maria Emilia.


Importância do debate

O secretário municipal de Edução, Antônio Bittencourt Júnior - em coro com todos que se pronunciaram no debate - parabenizou a iniciativa da vereadora Karla Trindade. “É importante vermos vereadores tratando de altos temas. Karla se preocupa com a cidade, com a juventude, mas entende que Aracaju não existe dissociada de um elo expressivo que chega a países como Cuba. Um país que nutre os mais caros e valorosos sentimentos de solidariedade, respeito e igualdade”, declarou.

“A força do povo cubano está na capacidade de interpretar e entender sua cultura’, pontuou o secretário de Estado de Articulação Política, Chico Buchinho. Ele lembrou que a partir do governo Lula que o Brasil passou a ter um novo olhar sobre Cuba e a América Latina como um todo.

Também reconhecendo a capacidade do povo cubano de compreeder a própria realidade, o secretário municipal de Assistência Socia l, Bosco Rollemberg, lançou uma reflexão sobre “que caminhos Cuba deverá seguir para adequar seu sistema econômico socialista aos dias atuais”. Bosco, que é um dos fundadores do PCdo B em Sergipe e tem sua história marcada pela luta política em terras sergipanas e no Brasil – aproveitou a oportunidade para pontuar alguns aspectos da história do socialismo no mundo.

Para o estudante Antonino Cardozo, membro da UJS, o papel do jovem é fundamental nesse processo de atualização dos modelos políticos e, nesse sentido, ele elogiou o trabalho da vereadora Karla Trindade junto às questões da juventude. “Esse debate é prova do entendimento e do respeito da vereadora Karla sobre o nosso papel nos rumos da sociedade. E a participação de uma maioria composta por jovens estudantes aqui neste momento reforça que queremos compreender a nossa realidade para poder transformá-la”, afirmou.

Solidariedade

Após a apresentação, Maria Emilia respondeu às perguntas dos presentes e recebeu a solidariedade do povo aracajuano expressa em uma carta assinada pela vereadora Karla e representantes do movimento estudantil, social e sindical. A nota de solidariedade e apoio ao povo cubano foi lida pelo presidente da UJS, Bruno Henrique e entregue pela presidente da Coordenação dos Movimentos de Mulheres do Estado de Sergipe (Conam Mulher), Adriana Oliveira.

Emocionada, a conselheira agradeceu pelas manifestações de apoio e solidariedade que aconteceram em todas as intervenções do debate, além de revelar que uma das prováveis fórmulas de Cuba seria o sentimento de igualdade que prevalece entre o povo cubano. “Todos têm direito à moradia, saúde, educação e lutamos diariamente para reafirmação de um sistema de plena democracia, onde povo e governo não estão separados”, ressaltou.

Durante seu discurs o deixou clara a satisfação e disposição de Cuba em compartilhar experiências bem sucedidas em áreas diversas que podem ser aplicadas em outros países. “Esta minha vinda a Sergipe abre as portas do estado para a visita do embaixador de Cuba, Carlos Zamora Rodríguez, que deve acontecer em agosto. Queremos nos aproximar do empresariado sergipano e aprender também com as experiências locais”, afirmou.

Segundo Maria Emilia, a solidariedade é um princípio sagrado em Cuba. “Devemos pensar nos demais e não só em nós mesmos, sentindo em nossos corações os problemas, os sofrimentos e qualquer injustiça que cometam com os outros em qualquer lugar do mundo. Contem sempre com a nossa querida Cuba, nossa modesta experiência para contribuirmos em qualquer área que tenhamos competências desenvolvidas”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário